Informações importantes sobre o WhatsApp Business API Oficial
Conheça as principais informações sobre a utilização do WhatsApp Business API Oficial
O WhatsApp Business API é ideal para empresas que buscam segurança e estabilidade na sua integração com o WhatsApp, é a maneira mais recomendada de utilizar com o Chat Corp, onde você encontra diversos benefícios que você vai descobrir nesse conteúdo.
Confira abaixo a tabela comparativa das versões do WhatsApp
Aplicativo Tradicional
Aplicativo Business
Business API
Público em geral
Focado em pequenas empresas
Focado em pequenas, médias e grandes empresas
Aplicativo gratuito
Aplicativo que pode ser baixado gratuitamente
É um serviço que precisa ser implementado por um provedor como a Max ERP
Permite a troca simples de mensagens, como áudios, imagens, vídeos e documentos
Permite o contato profissional com clientes (baixo fluxo de clientes)
Permite o contato profissional com clientes com alto número de mensagens
Permite a apresentação de informações empresariais, como catálogo, endereço, horários
Permite a utilização de chatbots para atendimento dos clientes
Permite a automatização de informações básicas
Permite a integração de plataformas de atendimento
Permite apenas 1 atendente por número
Permite vários atendentes em um mesmo número
Permite o envio de notificações e lembretes
Comunicação segura e profissional com o uso da API Oficial
WhatsApp Aplicativo Tradicional: Não recomendado para utilizar para atendimento em empresas.
WhatsApp Aplicativo Business: Recomendado para micro e pequenos empresas com pouco fluxo de mensagens e com até 4 atendentes
WhatsApp Business API - Ideal para negócios que precisam automatizar e escalar seu atendimento, possui acima de 4 atendentes e atende desde baixo até alto fluxo de mensagens, de forma segura e profissional, essa é a versão recomendada para empresas que utilizam o WhatsApp como um canal de atendimento aos clientes diariamente.
Comparativo entre o WhatsApp Business API Oficial e a API WhatsApp Web
🚨 A Max ERP recomenda fortemente que você utilize sempre o WhatsApp Business API Oficial.
API WhatsApp Web
WhatsApp Business API Oficial
Instabilidades e redução da segurança, porém mais barato
Estável, escalável, robusto e seguro, mas o investimento vale a pena
✅ Permite interagir com grupos, status e comunidades
✅ Permite atender clientes em grande escala
❌ Risco de banimento em maiores volumes de mensagens
✅ Uso aprovado pelo META e WhatsApp
❌ Instabilidades devido o uso do celular da empresa, onde ele é essencial para o funcionamento da integração que é via QR Code
✅ De acordo com a LGPD
❌ Conexão via QR Code, o WhatsApp Web fica hospedado com o fornecedor
✅ Pode integrar em uma plataforma robusta de atendimento como o o Chat Corp da Max ERP
❌ Menos seguro, pois dependendo do fornecedor, todas as suas mensagens podem ser expostas, não aderindo à LGPD
✅ Não usa o celular ou qualquer dispositivo para funcionar, o número fica dedicado para o uso com o sistema integrado
❌ Mensagens ilimitadas, mas não é recomendado para envio em massa e grandes volumes
✅ Integração oficial, maior segurança e estabilidade
✅ Redução significativa contra bloqueios, o único risco é sobre a reputação da sua conta, como você utiliza
✅ Pode solicitar o selo de verificação que dá mais credibilidade para a sua empresa quando aprovado pelo META
❌ Cobrança por conversas, porém vale o investimento dado os benefícios acima
❌ Não interage com grupos, status, chamadas de voz, vídeo e comunidades
Limites de uso e boas práticas
Os limites de mensagens determinam o número máximo de conversas que podem ser iniciadas pela empresa usando cada número de telefone em um período de 24 horas consecutivas. Uma conversa iniciada pela empresa começa quando o primeiro modelo de mensagem é entregue a um cliente e termina 24 horas depois.
Os números de telefone comerciais sem o status Conectado e um nome de exibição aprovado estão limitados a 250 conversas iniciadas pela empresa no período de 24 horas. Isso inclui todos os números de telefone pertencentes a empresas não verificadas, já que os nomes de exibição não são aprovados antes do processo de verificação.
Os números de telefone comerciais com status Conectado e nome de exibição aprovado podem iniciar conversas com o seguinte número de clientes únicos no período de 24 horas:
1.000 clientes únicos 10.000 clientes únicos 100.000 clientes únicos Um número ilimitado de clientes únicos
O valor inicia em mil clientes únicos e aumenta automaticamente conforme o status e a classificação de qualidade do seu número de telefone, além da frequência com que você inicia conversas com clientes únicos.
Para saber mais e como é a regra de aumento de limite consulte a documentação oficial: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/messaging-limits#increasing-messaging-limits
Pré-requisitos para solicitar o WhatsApp Business API
✅ Possuir um site com o seu domínio, exemplo: https://nomedasuaempresa.com.br
✅ Possuir e-mail corporativo, exemplo [email protected]
✅ Possuir uma conta no Gerenciador de Negócios do META
A Max ERP pode te apoiar em toda a configuração, você deve possuir um site e e-mail corporativo para que possamos te auxiliar e seguirmos para os próximos passos.
Eu posso manter a conta do WhatsApp ativa no meu celular e usar o WhatsApp Business API simultaneamente?
Não, para utilizar o WhatsApp Business API obrigatoriamente, você tem que excluir a conta do WhatsApp do seu dispositivo, todas as conversas, históricos e arquivos, configurações e perfil que tiver na conta atual, serão perdidos. O WhatsApp até a presente data não possui nenhum recurso para migração ou para salvar seus dados, mas fique tranquilo que as pessoas podem conversar com você normalmente assim que ativar a sua conta no WhatsApp Business API.
Posso cancelar o WhatsApp Business API e voltar com o uso do aplicativo no celular?
A liberação é de decisão única e exclusiva da META, empresa detentora do WhatsApp, alguns casos o número pode ser liberado em até 40 dias após sua conta do WhatsApp Business API tiver sido deletada.
Ao contratar o Chat Corp e usar o WhatsApp Business API o meu número ficará indisponível durante a migração?
A liberação depende 100% do cadastro do cliente, se estiver tudo correto e o recebimento do código ou ligação para ativar o número no WhatsApp Business API estiver configurado corretamente para receber, sem o uso de URAs telefônicas ou quaisquer bloqueios da sua operadora tanto para ligação quando para recebimento de SMS em caso de números móveis, o tempo médio é da nossa ativação, geralmente 2 minutos.
Quem pode utilizar o WhatsApp Business API?
O uso da API Oficial é proibido para algumas empresas, os principais são:
❌ Armas de fogo
❌ Álcool e tabaco
❌ Drogas recreativas, sujeitas a prescrição médica ou outras drogas
❌ Produtos médicos e de saúde
❌ Espécies ameaçadas de extinção (vida selvagem e plantas)
❌ Animais vivos não ameaçados de extinção, excluindo gado
❌ Materiais e produtos perigosos
❌ Moeda real, virtual ou falsa, incluindo ofertas iniciais de moedas e opções binárias
❌ Partes ou fluidos corporais
❌ Modelos de negócios, bens, itens ou serviços que concluirmos que podem ser fraudulentos, enganosos, ofensivos, ilusórios, exploradores, inadequados ou que exerçam intimidação indevida de determinados grupos
❌ Serviços de jogos de azar valendo dinheiro real
❌ Produtos e serviços para adultos
❌ Serviços de encontros
❌ Marketing multinível
❌Créditos consignados, adiantamentos de salário, empréstimos P2P, cobrança de dívidas e fiadores
Essa proibição se aplica independentemente das licenças, registros ou outras aprovações globais, ou locais que sua empresa possa ter.
Para saber mais, melhores práticas e políticas de mensagens do WhatsApp Business, acesse o link: https://business.whatsapp.com/policy?lang=pt_BR e https://www.whatsapp.com/legal/commerce-policy/
Last updated